Psicoterapia online e COVID-19
Em meados de 1990, devido a grande demanda da população, a atuação do profissional de psicologia foi paulatinamente inserida no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Em 2012, a resolução CFP n11, regulamentou a atuação do profissional de psicologia, prevendo diversas possibilidades emergentes à época. Em 2017, houve a necessidade de uma revisão sobre o tema onde a resolução CFP n11/2018 prevê uma ampliação das possibilidades de prestação de serviços psicológicos por meio de TICs, como a utilização de aplicativos e plataformas que antes não poderiam ser utilizadas.
Para estar apto para atender via online, o profissional deve fazer um cadastro específico junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) e também ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) em uma plataforma online chamada e-psi onde é preciso renová-la anualmente.
Desde março o Brasil declarou estado de calamidade pública devido a Pandemia de COVID-19 que teve início nesse ano de 2020, devido a isso, os psicólogos ficaram restritos ao atendimento online para conter a propagação do vírus, somente em casos de urgência e aplicando o protocolo devido sugerido pela vigilância sanitária. Segundo o CFP, a busca por atendimentos online em época de Pandemia teve um aumento de 800%; a medida em que o isolamento social ficava mais longo, mais aumentava a busca por ele.
Dentre vários estudos, Bezerra aponta que 80% das pessoas apresentaram aumento do estresse no contexto familiar. Ou seja, no contexto da pandemia, em especial as condições adversas de realizar o isolamento social, aponta uma tendência de agravamento de questões de saúde mental nas famílias brasileiras.
A pandemia de COVID-19 impactou diretamente no comprometimento da subsistência de renda de muitas pessoas. E este é um dos motivos mais alegados de agravamento de medos, fobias e insegurança quanto ao futuro; os conflitos intrafamiliares e os casos de violência doméstica também aumentaram nesse período. Para lidar com esse cenário, é de extrema importância que o profissional especializado em saúde como o psicólogo, venha a ter uma ampliação do conhecimento científico de rigor sobre o impacto da pandemia na saúde mental da população e nos serviços de atendimento online, neste contexto, é uma tarefa estruturante para os profissionais que prestam o serviço em um contexto de pandemia.
Referências:
Bezerra ACV, Silva CEM da, Soares FRG, Silva JAM da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência Saúde Coletiva[Internet]. 2020
Schmidt B,et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). 2020
Diego Mendonça Viana, ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. 2020
MazziC. Violência doméstica dispara na quarentena: como reconhecer, proteger e denunciar. Jornal O Globo. Rio de Janeiro. 01/05/2020.
Comments: 21
Thank you for you comment Timothea !
Thank you Catherin!
Thank you Brier!
Thank you Babb!
Thank you for your comment Aaren!
Thank you for your comment Fiorenze!
Hello, I am glad to hear you !! Thanks.
https://instantjobinterviewtools.com
Superb blog you have here but I was curious if you knew of any discussion boards that cover the same topics discussed in this article?
I’d really love to be a part of online community where I can get feed-back from other
knowledgeable individuals that share the same interest.
If you have any recommendations, please let me know.
Cheers!
Hi Alva, Im glad! Continue to read my blog! Thanks!!
Hi Patsy, thank you! Keep following me!!
Thank you Gundem! Keep following me!!!
Hi Ankeris! Thanks a lot! Keep following me!!
Hi Numara, thanks a lot! Keep following me!!
Hello. its godady
Thank you Ilahi!!Keep following me!!
Hi ! Thanks a lot ! Keep following me!
Hello,is godaddy
Hello Alva, Thanks
Thank you Patsy!
Hi Viksi, thank you for your comment! I modify my blog. Keep in touch!
Hi, I had help to make my website, but I write by myself.Enjoy!