Terapia e Neuropsicologia
+55 11 9 8111-5213
contato@dragisela.com.br

COVID-19 e o impacto na Saúde Mental

Terapia e Neuropsicologia em Pinheiros - São Paulo

COVID-19 e o impacto na Saúde Mental

A Depressão e a Ansiedade estão descritos em muitos artigos pelo mundo como sendo os sintomas psiquiátricos com a maior prevalência na população mundial desde o início da Pandemia de COVID-19 originada na China. Muitos estudos relatam que a depressão surge como um sintoma mais aparente do que a ansiedade e além desse, outros sintomas também foram verificados. Um artigo que me chamou muito a atenção, isso porque além de sua população ser grande (n=5083), e ter sido feito na China, ele compara os sintomas desses indivíduos durante o pico da Pandemia (fevereiro de 2020) e depois do pico (maio de 2020).
O resultado mostra que os indivíduos apresentavam mais sintomas depressivos e ansiosos após o pico, e durante o pico os indivíduos apresentavam mais sintomas de déficits motores como: inquietação, dificuldade para relaxar, irritabilidade, dificuldade de aprendizado e de manter a atenção; insônia e perda de apetite também foram notados nessa amostra.
Foi verificado em ambas amostras uma diminuição da prática de exercícios físicos, sendo que essa prática é comprovadamente eficaz para uma boa saúde mental; isso nos leva a crer que esse fator pode ter contribuído para o crescimento dos sintomas depressivos e ansiosos nessa população.
A orientação é manter exercícios regularmente , caminhadas ao ar livre se possível, yoga ou exercícios funcionais; Mindfullness também é recomendado, é uma técnica para atingir um estado de consciência plena, a prática desses exercícios melhoram a ansiedade.

Gisela Mayor Wever

Referência:

“Changes in network centrality of psychopathology symptoms between the COVID-19 outbreak and after peak”. Yuanyan Wang,2020 – China.

“Prevalence of depression, anxiety, and insomnia among healthcare workers during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis.
Pappa S, Ntella V, Giannakas T, Giannakoulis VG, Papoutsi E, Katsaounou P.
setembro,2020.

No Comments

Add your comment